
sábado, 12 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos refletir sobre os rumos de nossa espiritualidade ate a Páscoa de nosso Senhor Jesus, ou seja, a Vida Nova que o Senhor tem para nós, os exercícios quaresmais de conversão. A Liturgia da quarta-feira de Cinzas, que abre o Tempo da Quaresma, manda proclamar o Evangelho em que Nosso Senhor fala da esmola, da oração e do jejum, conforme Mateus 6, 1-8. 16-18. Este Evangelho apresenta, como que em síntese, o programa dos exercícios quaresmais de conversão. Aproveite e faça deste Evangelho a sua leitura espiritual de hoje.
Por que justamente oração, jejum e esmola? Oração, ainda se compreende. Mas jejum e esmola?
Clique aqui para ouvir o Padre Luizinho falando sobre essa matéria
Vamos tentar descobrir o sentido mais profundo da oração, do jejum e da esmola na Liturgia e de modo especial no tempo da Quaresma. Sendo a Quaresma um tempo forte de conversão, ela tem sua linguagem, seus exercícios ou ritos de conversão. É neste contexto de conversão que devemos colocar também os ritos da oração, do jejum e da esmola, pois eles atingem os principais relacionamentos do homem: o relacionamento último com Deus expresso no valor da oração, o relacionamento com o próximo e o relacionamento com a natureza criada. São três ritos de religião já presentes no culto do Antigo Testamento e herdados pela Igreja cristã dos primeiros séculos e ainda atuais para o homem de hoje.
A Quaresma precisa ser para nós um retiro em preparação para celebrarmos a Páscoa, vida nova em Jesus ressuscitado. Por isso, aqui no blog vamos desenvolver textos e reflexões que nos ajudaram nesta preparação e nesta mudança de vida. É possível fazer um retiro virtual neste tempo precioso de conversão clicando os conteúdos do portal @cançãonova. Fiquem atentos aos próximos postes, terá os temas sobre o sentido da Oração, Jejum e Esmola como exercícios espirituais de conversão, não percam conecte-se.
Oração: Senhor, assim como o meu corpo precisa de um mínimo de exercícios físicos para estar bem, saudável, muito mais o meu interior, a minha alma, precisa de exercícios espirituais para estar em equilíbrio Contigo, comigo mesmo e com os meus irmãos e a natureza. Daí-me a graça da perseverança e da força de vontade para fazer aquilo que eu preciso e ajudar a todos com os meus gestos de conversão pessoal. Para a maior glória do Vosso Santíssimo Nome. Amem
Fonte: Blog Padre Luizinho - Canção Novaterça-feira, 8 de março de 2011
Esse carnaval pra mim foi diferente, pois sempre estou em missão levando jovens, pessoas, para conhecer esse lugar maravilhoso que é a Canção Nova, mas por motivos de força maior, claro não maior que o meu Deus, não pude ir. Mas foi diferente estar aqui no Rio, e não vivenciar na Canção Nova esse acampamento de carnaval, já que todos os anos costumo levar uma caravana. Mas estou curtindo aqui pela TV Canção Nova, e está sendo maravilhoso, e é bom ver como Deus opera onde nós estivermos. E em minhas orações aqui, coloquei para que esses jovens pudessem ter esse encontro com Deus na Cançao Nova, vivenciando assim essa diferença. Tanto que tenho colocado matérias aqui no blog todos os dias nesse periodo de carnaval, pois também quero fazer essa diferença. Mostrar o que é um carnaval vivenciado em Deus.
Por isso meus queridos, sobrinhos, amigos que visitam sempre o meu blog, sei que até tenho sobrinhos no exterior, já que o nosso blog está tendo muitos acessos lá fora, então não posso deixar de falar, e usar essa ferramenta em prol da Evangelização, como dizia o nosso saudoso Papa João Paulo II, não vamos deixar de usar os meios de comunicação, para divulgar a boa nova, tudo aquilo que leva para Deus. Espero que vocês possam indicar, seguir e compartilhar esse lindo trabalho de evangelização, e aqui uso de fontes confiáveis da nossa Igreja, como a Canção Nova, e a Tia aqui simplesmente tenta filtrar aquilo que interessa para esse meu público aqui, e se Deus quiser PHN 13 Anos estaremos lá com a Caravana Tia Eliana Company.
Mas existe, sim, o outro lado da moeda. Jovens que optaram por uma alegria duradoura, que não precisam de nenhum tipo de droga, violência ou imprudência, a qual não acaba depois de quatro dias de “folia”.
Com a pergunta: “O que vocês receberam aqui que não receberiam no carnaval do mundo?” estes jovens testemunharam as noites vividas no Acampamento de Carnaval na Canção Nova, que acontece em Cachoeira Paulista (SP) desde de 4 a 9 de março.
“Aqui a gente ganha muita coisa sem precisar de bebida ou drogas e é uma alegria duradoura”, diz Fellipe (19) de Brasilia (DF). Já a sua irmã, Gabriella (16), declarou: “Aqui nós saímos embriagados do Espírito Santo e não de bebida alcoólica”.
Fonte: www.cancaonova.com
segunda-feira, 7 de março de 2011
Não apagueis o Espírito, não desprezeis os dons de profecia, mas examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de mal. I Ts 5,11-22
Nós já fomos das trevas, não somos filhos delas [trevas], mas já estivemos e gostamos das trevas, mas um dia, por obra de misericórdia por Deus, fomos conquistados por Ele. Jesus simplesmente foi conquistando a cada um de nós, fomos atraídos por Ele.
Ele foi cavoucando nosso coração, no início resistimos, mas chega uma hora em que acabamos cedendo e abrimos uma brechinha no coração, e Deus aproveita e faz um “estrago” no bom sentido da palavra.
“Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia[vinda do Senhor] vos surpreenda como um ladrão. Vós todos sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas” (I Ts 5,4-5). Se Jesus voltasse hoje, quem iria e quem ficaria? Porque Ele pode voltar a qualquer dia, a qualquer hora. Quem é que vai? Você vai para Deus, pois você fez a opção por Ele, os filhos da luz não são perfeitos, mas optam a não cultivar em si o pecado, a trama.
Se você está inseguro de se assumir como filho da Luz, porque até pouco tempo estava numa vida de pecado, não tenha medo, pois você escolheu estar em Deus. A vida é feita de escolhas, escolhas santas. E se você escolheu estar em um retiro no carnaval, creia que você está somando graças, milagres, prodígios para sua vida. Você não tem a percepção do que está acontecendo dentro de você agora, mas está acontecendo algo muito grande.
“Vós todos sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios. Aqueles que dormem, é de noite que dormem; e aqueles que se embriagam, é de noite que se embriagam. Mas, nós, que somos do dia, estejamos sóbrios e revestidos com a couraça da fé e do amor, tendo a esperança da salvação como capacete. Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que, acordados ou dormindo, vivamos unidos a ele” I (Ts 5,5-10).
A palavra "noite" na bíblia significa uma escuridão interior, e numa escuridão interior o pecado deita e rola, na vida dos filhos de Deus. Quando alguém se embriaga, ele perde o controle de si, não tem mais domínio sobre si. Hoje somos filhos da luz, queremos saber onde estamos e para onde vamos. Nós temos domínio sobre a nossa vida, porque somos filhos da luz e ela brilha no nosso interior. Deus só quer que você O siga na liberdade. Eu só sou casado há 24 anos, apaixonado e fiel a minha esposa, Néia, porque eu sou livre.
Somos filhos da luz, livres. Somos livres para amar, seguir a Deus. E essa liberdade quem nós dá é Deus. Quanto mais nos tornamos livres, mais vamos nos desvencilhando de pequenas prisões. Você não quer se desvencilhar desse pequeno “senhor” que é o cigarro? Um cigarro tem mais ou menos 12 cm de altura, e eu tenho 1,77 m, com o Espírito Santo, quem tem que dominar quem? Somos filhos da luz, se eu colocar um cigarro na boca, eu vou conviver menos com os meus filhos. E por que que as pessoas mesmo sabendo disso tudo não conseguem se libertar? Se somos filhos da luz, precisamos experimentar a verdadeira liberdade. Existem duas maneiras de evitar a AIDS, o governo faz a sua parte distribuindo camisinhas, a nossa maneira é a castidade. O jeito cristão é sendo fiel ao seu esposo, esposa, e você jovem é vivendo a castidade, aguentando firme.
Não se culpe se até agora você fez coisas erradas, pois eu fiz também até o dia em que Deus me conquistou, aos 18 anos e desde então eu só fui construindo coisas boas, e este dia pode ser para você hoje.
Nós somos lindos, pois a luz que está em nós vai ocupando espaço no nosso interior. O filhos da luz permanecem com essa luz brilhando. Deus, a partir de agora, o está usando como isca, Ele não vai me usar para pegar as pessoas da sua cidade, pois eu não sou isca suficiente, e tem gente que só de olhar para minha cara já fala que não gosta de mim, por isso, Deus vai usar você para isso. Para cada peixe é preciso uma isca, e Deus quer fazer de você uma isca, uma vez que você já foi pescado por Ele.
Deus sabe os filhos da luz que Ele tem nas mãos e se utilizará de você para ser canal de libertação para outros.
domingo, 6 de março de 2011
Camisinha: uma "roleta russa" no combate à Aids
O uso da camisinha não é absolutamente seguro
A verdade cientificamente verificada é que o uso da "camisinha" não é absolutamente seguro. Inúmeras pesquisas têm sido feitas a esse respeito nos meios científicos, como estudos de microscopia eletrônica e testes de passagem de micropartículas.
Pesquisa realizada com Richard Smith, um especialista norte-americano sobre a transmissão da Aids, apresenta seis grandes falhas do preservativo, dentre as mencionadas por ele, por exemplo, há a deterioração do látex, ocasionada pelas condições de transporte e armazenagem.
Tomadas, porém, todas as precauções e conseguindo-se que os preservativos cheguem em perfeitas condições aos usuários, seriam ainda seguros para prevenir a Aids, pergunta-se o autor? Sua resposta é esta:
"Absolutamente não. O tamanho do vírus HIV é 450 vezes menor que o espermatozoide. Esses pequenos vírus podem passar entre os poros do látex tão facilmente em um bom preservativo como em um defeituoso".
Levando-se em conta o resultado dessas investigações, poderíamos dizer que, servir-se de um preservativo para proteger-se contra o vírus HIV, significa, tanto como, apostar nos resultados de uma "roleta russa". Com mais de uma bala no tambor, no caso em que a prática sexual se torna mais frequente e promíscua ao sentirem-se os usuários, persuadidos pela propaganda, com absoluta segurança no uso da "camisinha". Deste modo, tanto mais aumentará a probabilidade de um contágio quanto mais aumentarem a promiscuidade e o falso convencimento de proteção oferecida pelo método.
Por essa razão, o risco de infecção, ainda que reduza a percentagem de perigo a uns 10% - em realidade pode ser maior – e, evidentemente excessivo.
Que educador, pai, amigo consentiria que um filho ou uma pessoa amada embarcasse num avião que tem 10% de probabilidade de espatifar-se no chão?
A propaganda para difundir o uso do preservativo é, por isso mesmo, totalmente inadequada porque, por um lado, favorece a proliferação da promiscuidade e, por outro, não evita devidamente a contaminação. Dessa forma, em vez de se tornar um método inibidor da doença, torna-se, de fato, um método propagador dela.
Pedagogicamente, corre-se o risco de que a campanha venha a ser entendida assim: "Tenha relações sexuais, basta tomar as devidas precauções". Não seria essa uma forma de incentivar a prática do sexo prematuro?
Se as adolescentes e os adolescentes viessem a ser induzidos a pensar que é normal a prática do sexo precoce, prestar-se-ia um péssimo serviço a uma educação sadia e enriquecedora.
Não se pode mudar a ordem natural em função de uma solução imediatista e inadequada que, além de não solucionar o problema da proliferação da Aids, propicia e incentiva a prática desregrada do sexo.
Trecho do livro Sexualidade, o que os jovens sabem e pensam de padre Mário Marcelo Coelho*
*Padre Mário Coelho, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), mestre em Teologia, autor e assessor na área de Bioética e Teologia Moral. Professor da Faculdade Dehoniana.